Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Memória...

Cris, aniversário de 2 anos
Os japoneses têm a fama de serem fanáticos por fotografia, mas lá em casa a minha mãe é que sempre estava com a câmera na mão, tirando o máximo daqueles filmes de 12, 24 ou 36 fotos que duravam alguns meses e registravam as ocasiões especiais, exigindo muita produção e cuidado para não estragar as fotos, que só podiam ser conferidas após a revelação.
Minha mãe teve o cuidado de montar álbuns para cada uma das 4 filhas, separando fotos representativas para a história de cada uma de nós.

O meu sobrinho Matheus, hoje com 11 anos, já nasceu na era da fotografia digital... mas os cartões de memória ainda tinham pouco espaço, então a maior vantagem era conseguir conferir na hora se a foto tinha ficado boa, havendo uma possibilidade imediata de realizar nova tentativa. Ainda assim, o número de fotos e vídeos que registraram sua história é infinitamente maior que o que registrou a da geração anterior.

Depois da fotografia digital, houve uma certa banalização da fotografia também... O número de imagens é grande, registramos de tudo... e, com isso, temos que lidar com outras questões: precisamos realizar o download das fotos dos dispositivos em que foram registradas, é necessário organizar os arquivos (para não se perder no meio de tantas fotos), temos que arranjar espaço em disco para guardar tantos dados, selecionar algumas fotos para imprimir, montar fotolivros ou clipes, compartilhar em redes sociais, álbuns virtuais, etc. e... realizar backups.

Comprei a minha primeira máquina fotográfica digital, uma Canon, em 2004. Na realidade, eu a comprei para dar de presente para o Luis, mas ela estava sempre nas minhas mãos! Fiquei com ela até 2009, quando viajamos para os EUA pela primeira vez e a substituímos por uma Canon mais nova (que utilizo até hoje!)

Registrei muuuuuitos momentos especiais e sempre organizei muito bem os meus arquivos (inclusive de fotos digitalizadas). Fiz alguns fotolivros, montei clipes com as fotos, mandei algumas para "revelar", usei muitas delas para ilustrar os meus posts e realizei backups do notebook em CD's, DVD's e, mais recentemente, em 2 HD's externos. Adoro rever fotos e vídeos antigos, relembrar momentos especiais, fazer montagens e recortes.
As fotos e vídeos a partir de 2010, especialmente, depois que a Luísa nasceu, estavam salvas em meu notebook pessoal e nestes 2 HDs (um de 400Gb da Western Digital, MyPassport e outro de 640Gb da LG). Para mim, o mais importante sempre foi garantir que registrava os momentos (minha máquina e a filmadora sempre ficam por perto) e que os arquivos estavam bem guardados, para quando houvesse um tempo para organizar tudo, gerar os fotolivros, fazer as retrospectivas e clipes (...) ou somente para relembrar os momentos.

A primeira fatalidade ocorreu com o notebook: estava na bancada do escritório, próximo à janela aberta e acabou molhando com uma chuva inesperada. Tivemos que mandar para a Assistência Técnica e acabamos perdendo tudo o que estava salvo nele. Zero problemas, em princípio... eu tinha um backup recente de tudo em 2 HDs externos, além dos meus principais arquivos (exceto fotos e vídeos) no Google Drive.
Na correria dos últimos meses, acabei não copiando o conteúdo dos HD's para o notebook novamente, depois que ele voltou do conserto. Também fazia um tempo que não realizava download das fotos e vídeos da câmera e da filmadora. Fui fazer isso alguns dias antes da Ísis nascer, para liberar espaço nos cartões de memória e... surpresa! Os HDs externos (sim, OS DOIS!) não foram reconhecidos pelo notebook. Achei que pudesse ser algum problema remanescente, por conta do "banho" que o computador levou, mas testei no notebook da empresa e nada! O Luis levou para testar em outra versão do Windows, sem sucesso. Meu cunhado trouxe os seus computadores e testamos no Linux e no Mac... nada, nada! Simplesmente, MORRERAM...

Postei um pedido de socorro no Facebook... Vieram algumas ideias, mas ainda não consegui recuperar as informações. Tinha outros arquivos, trabalhos, apresentações, planilhas, apostilas, relatórios, músicas, audiobooks, etc... mas o que está me atormentando é pensar que PERDI todas as minhas FOTOS e VÍDEOS! Ainda não quero acreditar... e não desisti de procurar alguma empresa confiável que me ajude a recuperar os dados dos HDs... mas a Retrospectiva de 2 anos da Luísa já está comprometida. O aniversário está chegando e não haverá tempo para tentar resolver o problema até lá... Que triste!

O que ameniza um pouco é ter muitas coisas aqui no Blog, ter algumas fotos na Web e alguns vídeos e clipes de fotos (mesmo que em baixa resolução) no Youtube, além de ter sido providencial não ter realizado o download dos arquivos da máquina fotográfica e filmadora desde Julho.

Eu sei que os momentos especiais NUNCA sairão da minha memória... mas é tão bom poder manter as recordações, não é? Estou arrependida por não ter concluído antes o Fotolivro de 1 ano da Luísa e dos 10 anos de meu relacionamento com o Luis... estavam começados, mas inacabados, salvos nos mesmos HDs... Buááá!

Agora eu estou à caça de fragmentos: meu computador antigo (que dei para a minha Tia Dirce e não havia formatado totalmente), os CD's e DVD's que tinham os primeiros backups, pendrives, cartões de memória, fotos reveladas (para tirar "foto da foto"), fotos compartilhadas por e-mail, em redes sociais ou copiadas por minhas irmãs... vamos ver no que dá!

SAIBA MAIS:
* Qual a melhor mídia para backup de seus arquivos - Olhar Digital.
* Serviços gratuitos de hospedagem na nuvem - Olhar Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...