Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

sábado, 29 de setembro de 2012

Ísis, banho de sol...

Ísis, com 4 dias de vida, tomando um banho de sol em seu quartinho...
Muito melhor tratar a icterícia assim, né?


Na maternidade, nos deram um folhetinho com perguntas e respostas sobre a icterícia no bebê, que replico abaixo:

1. O que é icterícia?
Icterícia é a cor amarela da pele vista na maioria dos bebês nos primeiros dias de vida. Ela ocorre quando existe acúmulo no sangue de um pigmento produzido naturalmente pelo nosso organismo, chamado Bilirrubina. Este pigmento é metabolizado pelo fígado e eliminado através das fezes e da urina.

2. Por que a icterícia é comum nos bebês?
Frequentemente, ocorre um aumento de Bilirrubina nos bebês entre o segundo e o terceiro dia de vida, porque seu organismo ainda é imaturo para eliminar este pigmento. Em algumas situações especiais, como nos casos de incompatibilidade sanguínea, pode ocorrer uma icterícia mais acentuada.

3. Como eu posso perceber que o bebê está ictérico?
A pele do bebê estará mais amarelada, o que pode ser notado quando estiver em locais com boa luminosidade. Geralmente, a icterícia inicia-se pela face, podendo progredir pelo corpo.
Observe também que o branco dos olhos pode se tornar amarelado. 

4. A icterícia pode prejudicar o bebê?
A maioria dos bebês tem uma icterícia leve, mas em algumas situações a concentração de Bilirrubina pode tornar-se muito acentuada, sendo prejudicial para o recém-nascido. 

5. Como o bebê deve ser avaliado para icterícia?
Durante o período de internação, o bebê será avaliado pelo pediatra do hospital todos os dias. A necessidade de realização de um teste laboratorial para dosar a Bilirrubina depende da intensidade da icterícia, do tempo de vida do bebê e de outros fatores associados. Após a alta hospitalar, ele deverá ser examinado pelo pediatra da família em 48 a 72 horas para avaliação clínica, incluindo a icterícia. 

6. Por que a amamentação é importante para diminuir a icterícia?
A amamentação é muito importante para a saúde de seu filho. O bebê ictérico deverá ser amamentado várias vezes ao dia nos primeiros dias de vida. Isto ajuda você a produzir mais leite, a hidratar o bebê e também ajuda a reduzir a Bilirrubina, facilitando sua eliminação pelas fezes. 

7. Quando é necessário tratar a icterícia?
A maioria das icterícias não necessita de tratamento. Quando indicado pelo médico, seu bebê deverá ser mantido no hospital em luzes especiais (Fototerapia). O tratamento com a fototerapia irá ajudar na eliminação da Bilirrubina. 

Lembre-se: O bebê com icterícia deve ser acompanhado pelo seu pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...