Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ao alcance das mãos (e da imaginação!)...

Já que acabei de escrever sobre o hábito da leitura, resolvi mostrar esta linda prateleira de livros que fiz para o quarto da Luísa (agora, quarto da Ísis), pois queria que os livros estivessem sempre ao alcance das mãozinhas delas, para incentivar o gosto pela leitura.
Encomendei a prateleira de livros no Atelier RA (Rúbia Assumpção), que encontrei navegando na Internet. Visitem o Site ou o Blog e vejam quantas coisinhas lindas!

Sempre gostei muito de ler, desde pequena. Esta não era uma característica só minha, mas de toda a família. Meu pai e minha mãe também liam bastante e a gente costumava ganhar muitos livros e gibis de presente.

Sempre gostei dos gibis da Disney (especialmente as investigações do Mickey), pois traziam estórias mais densas, fazendo a leitura "render". Eu achava as estórias da Turma da Monica divertidas também, mas o gibi acabava muito rápido, então eu só lia de empréstimo!

Lembro que o meu pai costumava levar eu e minhas irmãs ao Horto Florestal, aos domingos, quando acontecia o "Leitura no Parque". Não sei bem de quem era este projeto, mas era genial! Colocavam várias estantes de livros em uma área gramada do parque e tínhamos à nossa disposição uma verdadeira Biblioteca ao ar livre. Lembro que o meu pai sempre ficava lendo o jornal, enquanto cada uma de nós escolhia um livro para ler... levávamos esteiras, lanchinhos e passávamos horas ali.

Nos primeiros anos de escola, também tive contato com a famosa Série Vaga-Lume - quem se lembra? Dei uma olhada nesta lista de livros e acho que li a grande maioria. Tínhamos o costume de visitar algumas Bibliotecas, para pegar livros emprestados.
Eu gostava, especialmente, dos mistérios escritos pelo Marcos Rey (como o famoso "O mistério do Cinco Estrelas"). Seguindo o gênero, gastei muitas horas lendo Agatha Christie e Sidney Sheldon... sendo que li em inglês metade dos livros do Sheldon (os amarelados pocket books comprados na Livraria Cultura, desde que comecei a trabalhar, aos 16 anos).
Também gostava muito das aventuras escritas pela Lúcia Machado de Almeida, como as aventuras de Xisto. Lembro também das férias em Xangri-lá, do Cachorrinho Samba, do menino do dedo verde... e da coleção do Monteiro Lobato (A Reforma da Natureza, A aritmética da Emília....)
Acho que li todos os romances espíritas da Zíbia Gasparetto e devo confessar que também sou fã do Harry Potter e das aventuras dos hobbits (mesmo já tendo passado da infância/adolescência quando foram lançados)...
Gosto dos livros do Dan Brown e chorei muito com o Khaled Hosseini.
São tantos livros que fazem parte da minha história... lembro até da capa cor-de-rosa do "Fofinho", o primeiro livro do qual me lembro, sobre um pintinho amarelinho. Lembro também que adorava um outro livro, sobre um Bonequinho de Massa e sabia de cor e salteado o Tintino... Lembro dos livros de contos de fadas e do sempre querido Pequeno Príncipe.

Luísa, 7 meses
Os livros são assim... trazem para a nossa vida um pouco de magia e mistério, fazem com que a gente se transporte para outros lugares, dão asas à nossa imaginação... Ler é maravilhoso!

PS.: Em 2009, foi lançada uma rede social brasileira para leitores: Skoob ("Books", ao contrário)
Sem publicidade, o site cresceu com propaganda boca-a-boca e se tornou um ponto de encontro para leitores e novos escritores. Através de cadastro, é possível listar o que você está lendo, o que já leu, o que pretende ler, o que está relendo e quais leituras foram abandonadas, formando assim uma "estante" virtual.
Títulos ainda ausentes no banco de dados podem ser adicionados pelos próprios usuários que também podem compartilhar suas opiniões sobre as obras através de avaliações e resenhas.
Agora também está disponível uma ferramenta (Plus) que permite a troca de livros entre os usuários. Viva a colaboração!
É claro que eu estou cadastrada lá... Quando soube desta rede social, fiquei quase a madrugada toda procurando e marcando livros (praticamente os que tenho em meu escritório, sendo que vários fui eu que cadastrei), mas depois não mexi muito mais. A gente não dá conta, né? Mas vale a pena conferir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...