Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Crescimento

Acredito que outras mães que amamentam, assim como eu, tenham dúvidas com relação à quantidade de leite que o bebê ingere - se é suficiente para o seu desenvolvimento - pois só conseguimos controlar a frequência das mamadas e o tempo em que o bebê permanece no seio.
A melhor maneira de se assegurar de que o bebê está se alimentando bem é acompanhar o seu crescimento.

Os médicos dizem que o leite materno é sempre de boa qualidade. Estudos científicos demonstram que mesmo as mulheres desnutridas são capazes de produzir leite de qualidade suficiente para suprir as necessidades de crescimento da criança (a não ser que a desnutrição seja muito grave). 
Um dos pediatras da Luísa, Dr. André, disse que a mãe é que é prejudicada caso não se alimente bem - e não o bebê (como durante a gravidez). A natureza protege os mais fracos... Ele recomendou que eu continuasse com as vitaminas da gravidez, caprichasse nas refeições e ingerisse muito líquido.

Criei uma página independente para guardar um resumo de informações sobre a Luísa, registrando também o seu desenvolvimento. 

Abaixo, estou colocando as Curvas de Crescimento das crianças até os 2 anos de idade, desenvolvidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO), com os percentis de referência para Peso e Altura para meninos (curva azul) e meninas (curva rosa). Desta forma, é possível comparar o crescimento do seu filho com o de outros bebês da mesma idade e sexo.  
Vale ressaltar que o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e a American Academy of Pediatrics (AAP) recomendam a categorização baseada nestes percentis para o sobrepeso em crianças somente a partir dos 2 anos de idade, mas estou colocando abaixo para referência:
  • abaixo do peso: menos de 5 percentil 
  • peso saudável: entre 5 e 85 percentil
  • risco de sobrepeso: entre 85 e 95 percentil
  • sobrepeso: igual ou maior que 95 percentil
A pediatra da Luísa acompanha o desenvolvimento dela plotando suas medidas nestas curvas. Ela começou entre os menores e agora já está na média!


SAIBA MAIS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...